sábado, 24 de março de 2012

O humor brasileiro está mais pobre


Por Paulo Elienay - @pauloelienay - @CearaSporting1

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu na cidade de Maranguape, no estado do Ceará, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro. Era torcedor do Ferroviário, Vasco e Palmeiras, no entanto seu pai, Francisco Anysio de Oliveira Paula foi presidente do Ceará na década de 1930.

Chico Anysio se destacou com humorista, ator, escritor e pintor. Gravou seu nome entre as maiores estrelas da TV brasileira de todos os tempos.

Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos. Trabalhou no rádio no início da sua carreira (Rádio Guanabara, Clube de Pernambuco, Clube do Brasil). Na década de 1950 estreou na telinha fazendo o programa Noite de Gala, na TV Rio. Também trabalhou na TV Excelsior mas o seu grande destaque foi na TV Globo, emissora na qual permaneceu até o seu falecimento.

Chico Anysio sem nenhuma dúvida é um dos maiores humoristas do Brasil, quiçá o maior de todos eles. Criou centenas de personagens e foi protagonista em diversos programas na TV ao longo dos seus 65 anos anos de carreira. 

Entre os programas do Chico Anysio na TV brasileira vale destacar Chico City, Chico Anysio Show, Escolinha do Professor Raimundo e Chico e Amigos. No cinema destaca-se a sua participação em Tieta (1996) e em Se Eu Fosse Você 2 (2009) além da dublagem no animado Up - Altas Aventuras (2009).

Com a morte de Chico Anysio, o humor brasileiro está mais pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário