segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Canal Fox Sports estreia no Brasil


Ontem, dia 05 de fevereiro, foi o dia da tão anunciada estreia do Canal Fox Sports no nosso país. Com sede nos Estados Unidos, o canal também se destaca no México e na Argentina.

O Grupo FOX que é detentor de vários canais (Fox, Fox Life, Fox News, Fox Sports, FX, Nat Geo Music, Nat Geo Wild, National Geographic Channel, Speed Channel, SyFy, entre outros) nunca havia encontrado tanta dificuldade para a inclusão de um dos seus canais nas diversas TV's por assinatura.

Mas então, o que estaria motivando esse embate? O real motivo vem do fato da Fox Sports ser detentora dos direitos de transmissão da Copa Santander Libertadores e Copa Bridgestone Sul-Americana, e nos países em que não há o seu canal esportivo, ela revende os direitos de transmissão, o que acontecia no Brasil, em que a Globosat, pertencente às Organizações Globo, comprava esse direito. Mas, com a chegada do Fox Sports ao Brasil, a Globosat perdeu essas duas competições importantes, e isso tem levado a retaliações, em vista de que as Organizações Globo têm sociedade nas duas maiores TV's por assinatura do país, a NET e a Sky.

O problema é que no meio dessa briga ficam os assinantes, que são na verdade os maiores prejudicados.

Uma verdade inconteste é que as Organizações Globo não querem apenas ser o maior grupo de comunicação da TV aberta (Rede Globo) e da TV paga (Globosat), eles querem ser o único, não aceitam a concorrência, querem destruí-la.

No momento o sinal da Fox Sports está na Nossa TV, na Oi TV, e deve ser incluído a qualquer momento para os assinantes da Via Embratel e da TVA.

A NET já informa que há uma negociação. Como assinante da Sky, entrei em contato por telefone, e fui informado que o Canal Fox Sports só deverá entrar no line-up da empresa no final de fevereiro ou início de março e o canal não constará nem mesmo nos pacotes top de linha, sendo adquirido à parte, no sistema a la carte, como já é hoje o Band Sports. Espero sinceramente que haja uma outra via, que seja de consenso, e que de uma vez por todas a Globo perceba que ela não pode ditar as normas da vida do brasileiro.

Há uma estimativa que existem 13 milhões de assinaturas de TV paga no Brasil.

NET - 5 milhões de assinantes
Sky - 4 milhões de assinantes
Via Embratel - 1,5 milhão de assinantes

Um comentário:

  1. Aqui em Porto Alegre a NET não disponibiliza a Record HD, pq será?

    ResponderExcluir